(CARLOS ALBERTO): ta incrivel parabens pelo seu trabalho /-/ (MARILIA): Gostei muito do blog, muito legal mesmo, vcs estão de parabéns! Abração!!/-/ (NOTICIAS DE CENA): Blog Ta Massa Show De Bola Parabéns /-/ (BLOG EU AMO MASTRUZ): UM ABRAÇÃO PRA VC E BABINHA OS BLOGS SÃO SHOW DE BOLA, MASSA NOSSA PARCERIA AMIGOS!!! /-/ (@VICTORDEVASSO): vlw mlk ficou show de bola o blog!!! e a Radio q vc escolheu também é muito boa! abraço! /-/ (BABINHA - Esposa do edmar): Amor amei o Blog...Te amoooo muito cada dia que passa esse amor aumenta mais...beijao/-/geane araujo ESSA VAI PRA MINHA PRIMA : GOINHA ARAUJO jogar bola é arte...correr boi é moda...dançar forró é gostoso...agora ficar com vaqueiro,,,pense que foda!!/-/

História da Vaquejada





Sem registros precisos de datas, sabe-se apenas que em meados de 1940 os vaqueiros de várias partes do nordeste começaram a tornar público suas habilidades, na Corrida do Mourão, que começou a ser um esporte popular na região nordeste.
Os coronéis e senhores de engenho passaram a organizar torneios de vaquejadas, onde os participantes eram os vaqueiros, e os patrões faziam apostas entre si, mas ainda não existiam premiações para os campeões. Os coronéis davam apenas um "agrado" para os vaqueiros que venciam. A festa se tornou um bom passatempo para os patrões, suas mulheres e seus filhos.
Após alguns anos, pequenos fazendeiros de várias partes do nordeste começaram a promover um novo tipo de vaquejada, onde os vaqueiros tinham que pagar uma quantia em dinheiro, para ter direito a participar da disputa. O dinheiro era usado para a organização do evento e para premiar os vencedores.
As montarias, que eram formadas basicamente por cavalos nativos daquela região, foram sendo substituídas por animais de melhor linhagem. O chão de terra batida e cascalho, ao qual os peões estavam acostumados a enfrentar, deu lugar a uma superfície de areia, com limites definidos e regulamento. Cada dupla tinha direito a correr três bois. O primeiro boi valia 8 (oito) pontos, o segundo valia 9 (nove) e o terceiro boi correspondia a 10 ( dez ) pontos. Esses pontos eram somados e no final da vaquejada era feita a contagem de pontos, a dupla que somasse mais pontos era campeã, e recebia um valor em dinheiro. Esse tipo de vaquejada foi e ainda é chamada de "bolão".
Com o tempo, a vaquejada se popularizou de tal forma que existem clubes e associações de vaqueiros em todos os Estados do Nordeste, calendários de eventos e patrocinadores de peso, envolvendo um espírito de competição e alegria capaz de arrastar multidões, "embriagando" de emoção os participantes.

REGRAS

Contagem de Pontos 

Hoje existem três tipos de vaquejadas, a de 3 bois, usado geralmente em Bolões a de 4 e a de 6 bois.


Vaquejada de 6 bois: Normalmente a competição é disputada em dois dias, mas em alguns casos, para adiantar a vaquejada, ela é disputada em 3 dias, começando na sexta-feira e indo até o domingo, só que os bois continuam do mesmo jeito, os bois do sábado e os bois do domingo. Os três primeiros valem, respectivamente, 8, 9 e 10 pontos e são corridos no mesmo dia. Os de 11,12 e 13 pontos, são corridos no dia seguinte. O vaqueiro que não estiver presente na hora da chamada de sua senha, fica para o rabo da gata, ou seja corre no último bloco, após todos os rodízios.
Em algumas situações, os promotores de vaquejadas, também para adiantar a corrida, adotam o sistema de morte súbita, onde o vaqueiro ao perder o boi não corre mais os outros que teria direito, pois mesmo que pontue todos os outros bois, não mais alcançará a pontuação para ir para a disputa.
A disputa de prêmios acontece entre os vaqueiros que conseguiram fazer 63 pontos, ou seja, fizeram valer todos os bois. Na disputa os pontos são zerados e os vaqueiros começam com 1 boi para cada, em sistema de eliminação, perdeu o boi, está fora. Entretanto, em circuitos de etapas com somatório por ponto corrido, é dado o direito ao participante de correr todos os seus bois. O valor dos pontos e a maneira com que a competição é conduzida podem variar um pouco de região para região, mas o exemplo dado ilustra bem de perto o objetivo da festa: Derrubar o boi na faixa.
Vaquejada de 4 bois: As regras são as mesmas, só mudando a pontuação que é 7, 8, 9 e 10 pontos, corridos em um rodízio só. Quem obtiver os 34 pontos está classificado para a disputa final que segue o mesmo sistema, 1 boi para cada, perdeu ta fora.
Vaquejada de 3 bois: As regras continuam as mesmas, só mudando a pontuação que é 7, 8 e 9 pontos, que também são corridos em um único rodízio. Quem obtiver os 24 pontos está classificado para a disputa final que obedece a mesma regra, 1 boi para cada, perdeu ta fora.

A CORRIDA

Boi saído é boi corrido, expressão muito comum entre os locutores de vaquejada. Traduzindo diz que, a partir daquele momento, uma vez solto, o boi tem todas as condições de ser convertido em pontos, exceto se durante o percurso ele virar sua cabeça em direção ao ponto de partida (brete) ou acontecer um acidente com o cavalo. 



Se antes de ser solto o vaqueiro achar que o boi não tem cauda suficiente para ser puxado, deve solicitar que o mesmo seja solto e separado da boiada. O puxador, após a saída do boi, aguarda a passagem de sua calda pelo esteira, que vai seguindo o puxador, ajustando o boi na posição correta para alinhar a corrida e conferir a queda no meio das faixas, fazendo valer o boi.

A PISTA

Apesar dos tamanhos variados, o que se pode chamar de padrão é uma pista com superfície de areia, tendo um brete e uma porteira para saída do gado. O comprimento médio é de 160m, dos quais os primeiros 100m são reservados para a distância de corrida; destes 100m, são 10m do brete para a primeira faixa, que é conhecida como faixa de tolerância, e 90m até a faixa de pontuação, onde o boi é derrubado e deverá cair dentro da mesma. Na faixa de tolerância o boi pode voltar sem ser retorno, depois dela, se o boi voltar (virar a cabeça pro brete) até a segunda linha da última faixa (faixa de pontuação) é retorno, depois disso o boi é zero.

A distância da primeira faixa para a segunda é de 90m, neste espaço de uma faixa pra outra, é onde os vaqueiros ajustam o boi para derrubá-lo dentro da faixa seguinte que é a faixa de pontuação. Após a faixa de pontuação, a pista continua por aproximadamente 50m, que é chamada a área de desaceleração do cavalo, ou seja, onde o mesmo tem que parar. A largura varia entre 15 e 20m na saída, 25m na faixa de pontuação e 45m no final da pista. Estas medidas são tomadas sem levar em conta os corredores laterais para o retorno do gado e dos vaqueiros competidores. Estes corredores têm aproximadamente 2m de largura e vão do início da pista (saída do boi do brete), até o final (área de desaceleração).
VEJA O MODELO OFICIAL DE UMA PISTA DE VAQUEJADA (CLIQUE AQUI)

Seguidores

"Vaquejadas que vem por aí"